A importância da Fisioterapia Neurológica no tratamento de Alzheimer
Tratar e prevenir transtornos do Sistema Nervoso são alguns dos benefícios da Fisioterapia Neurológica. Através de ações terapêuticas, recupera o equilíbrio, força e a coordenação motora de pacientes que sofrem com algumas doenças, como o Mal de Alzheimer.
A Doença de Alzheimer provoca a progressiva deterioração das funções cerebrais, causando perda de memória, da linguagem e até a capacidade de cuidar de si próprio.
Não há nenhuma causa específica para o Mal de Alzheimer, que atinge cerca de 10% das pessoas com mais de 65 anos.
Um dos primeiros estágios da doença traz alterações na memória e da personalidade do indivíduo. A perda da memória é realmente o primeiro sintoma mais evidente do Mal de Alzheimer e muitas pessoas ficam desorientadas e confusas já no início da doença. Nos estágios mais avançados, até a locomoção fica prejudicada.
Como essa doença não tem cura, é preciso minimizar todos os sintomas. O profissional da fisioterapia neurológica, ou neurofuncional, como também é conhecida, ajuda bastante o paciente em todos os estágios da doença.
O tratamento deve ser sempre passado por um médico especialista. E a fisioterapia é um complemento muito importante no tratamento de patologias neurológicas.
A terapia com exercícios é benéfica em muitos sentidos, trazendo melhoras nos sintomas funcionais, motores e neuropsicológicos.
Como os pacientes com Mal de Alzheimer costumam apresentar dificuldades cognitivas e motoras, a fisioterapia neurológica auxilia nesse sentido. Quanto antes o tratamento começar, principalmente na fase inicial da doença, mais efetiva será a terapia.
Bem-estar com a fisioterapia
Recuperar a qualidade de vida do paciente é o objetivo principal da Clínica Progredir. Utilizando os princípios neurofisiológicos da facilitação neuromuscular proprioceptiva, os profissionais que atendem na fisioterapia neurológica estão aptos a fazer os tratamentos baseados em exercícios como alongamentos, de equilíbrio, fortalecimento, terapias manuais e eletroestimulação.
Os exercícios ajudam a fornecer estímulos para reorganizar as informações que o cérebro envia para o corpo, recuperando a movimentação dos pacientes
A experiência de um fisioterapeuta capacitado é fundamental para que o tratamento seja feito de acordo com as necessidades de cada paciente.
Especialista em fisioterapia, a Clínica Progredir tem as melhores soluções para quem busca recuperar o bem-estar e a saúde.
Entre em contato com a Clínica e saiba mais sobre os tratamentos e especialidades disponíveis.