Fibromialgia: como a fisioterapia é aliada no tratamento da doença de Lady Gaga
Às vésperas do famoso festival Rock In Rio, em setembro, a cantora Lady Gaga anunciou o cancelamento de seu show devido a um agravamento no seu quadro de Fibromialgia.
Apesar de ter ganhado maior visibilidade a partir do caso da cantora, pouco se sabe sobre a Fibromialgia e como ela afeta o funcionamento do nosso corpo. Se esse é o seu caso e você tem dúvidas sobre a doença, aproveite a leitura!
O que é Fibromialgia?
A Fibromialgia é uma doença reumatológica crônica que acomete cerca de 5% da população mundial, principalmente mulheres, diagnosticada entre os 34 e 57 anos de idade e se caracteriza principalmente por dores e rigidez muscular em todo o corpo, que tenham duração de mais de três meses seguidos.
Os sintomas são variados e englobam sensações de cansaço físico e mental, alterações de humor, dor generalizada, problemas de memória e concentração, perda de apetite, dormência e formigamento e palpitações, podendo causar até depressão e ansiedade.
Não é à toa que Lady Gaga precisou cancelar o show. A Fibromialgia pode trazer diversas dificuldades ao dia a dia de quem possui a doença, impossibilitando a realização inclusive de tarefas simples.
Fisioterapia pode ajudar!
Sim, a fisioterapia pode ser sua grande aliada no combate aos sintomas dessa patologia. Através de exercícios de alongamento e estímulos pela eletroterapia, a fisioterapia auxilia no controle da dor, do cansaço e melhora do sono. O relaxamento e o aumento da flexibilidade muscular também são perceptíveis no tratamento.
Para pacientes que sofrem com Fibromialgia, o indicado é realizar o tratamento com fisioterapia de duas a quatro vezes por semana. Nele, fisioterapeutas realizam um planejamento personalizado de exercícios, com foco em aliviar os sintomas que o paciente apresenta.
Para resultados mais rápidos e eficazes, uma opção é combinar as sessões fisioterapêuticas com exercícios leves, como pilates e caminhada, que tem participação especial no combate ao cansaço físico e mental do paciente.
Agora que você já sabe o que é a fibromialgia e o que fazer para melhorar os sintomas dessa patologia, clique aqui e fale com a Progredir – Fisioterapia e Reabilitação.
Fontes: Blog Fisioterapia, Tua saúde e Revista Pilates