Fisioterapia Pediátrica em bebês e crianças com Síndrome de Down
Muitas pessoas acreditam que a Síndrome de Down limita os movimentos de bebês e crianças, porém a fisioterapia pode auxiliar no desenvolvimento das funções motoras.
Uma das características de bebês com Síndrome de Down é a hipotonia muscular, que faz com que os bebês sejam mais “molinhos” e tenham uma frouxidão dos ligamentos. A postura mais relaxada se deve ao fato de os músculos serem menos tensionados.
Com a Fisioterapia Pediátrica, oferecida pela Clínica Progredir, é realizado um tratamento de aprimoramento que ajuda nas capacidades motoras, com movimentos corretos e fortalecimento físico e é necessário continuar um acompanhamento durante a fase de desenvolvimento da criança.
Durante as sessões, é estimulado a sustentação do pescoço, sentar, rolar, engatinhar, ficar em pé e andar, afim de reduzir os prejuízos motores decorrentes da Síndrome.
Também conta com a manipulação de objetos pequenos e grandes ajudando na coordenação motora grossa e fina, importantes para que a criança consiga realizar com autonomia as atividades do cotidiano.
Esse tratamento pode ser feito home care, para que o bebê se sinta mais à vontade, respondendo melhor aos estímulos provocados.
Fonte: Fisioterapia.com