Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) todas as pessoas, em algum momento de suas vidas, sofrerão de dores nas costas, mas nem todas com a mesma intensidade. De forma incômoda e persistente, ela atrapalha o dia a dia do ser humano, desde adolescentes até idosos. Mas, isso pode ser evitado com a prática de Pilates, por exemplo, para fortalecimento dos músculos.

Para prevenir dores de coluna, é preciso entender da onde elas surgem. A falta da prática de exercícios, ou seja, o sedentarismo é a principal causa do aparecimento. Má postura, desgaste de uma articulação, movimentos bruscos, inflamações, carregar peso em excesso e obesidade podem agravar ainda mais a situação.

Um dos problemas mais comuns é a hérnia do disco, onde as regiões lombar e cervical ficam delicadas por conta de suportar maior carga e realizar mais movimentos repetitivos. Os discos se desgastam e o material gelatinoso sai da posição normal começando a pressionar os nervos que saem da coluna.

Uma vez que não há o fortalecimento dos músculos, a coluna fica enfraquecida pois falta força em seu sustento. Isso faz com que o indivíduo perca sua postura, o que causa mais problemas na região. Para isso, a fisioterapia tem um papel importante na prevenção.

É a partir de alongamentos e exercícios para fortalecimento da musculatura que a fisioterapia consegue realinhar as estruturas que podem estar comprometidas, amortecendo aquela sensação de “queimação” e “pinçada”.

As dicas para evitar as dores nas costas são:

  • Faça pelo menos 30 minutos de exercícios diariamente;
  • Fortaleça seus músculos em exercícios como Pilates e fisioterapia;
  • Postura correta nas atividades diárias;
  • Mantenha seu peso saudável;
  • Não fume.

 

 

Fontes:

 UOLhttps://noticias.uol.com.br/infograficos/2013/10/08/dor-nas-costas.htm

Hérnia de disco – http://www.herniadedisco.com.br/espaco-dr-coluna/artigos/dores-nas-costas-como-a-fisioterapia-pode-ajudar-voce/